Pep Guardiola afirmou nesta terça-feira, durante a coletiva de imprensa q

Publicado em: 29/10/2025 06:09

Pep Guardiola afirmou nesta terça-feira, durante a coletiva de imprensa que antecede a partida da quarta fase da Copa da Liga entre Manchester City e Swansea City, no estádio Swansea.com, no País de Gales, que está atento à nova tendência que vem se espalhando pela Premier League.

Desde o início da temporada 2025/26, quase 19% dos gols da liga inglesa foram marcados a partir de escanteios, o que representa um aumento de cerca de 5 pontos percentuais em relação aos anos anteriores. Atualmente, o Manchester City é a única equipe da competição que ainda não balançou as redes em lances de bola parada, fato que levou o técnico espanhol a refletir.

É verdade que os times estão usando praticamente todos os arremessos laterais como se fossem escanteios, com dez jogadores dentro da área. Sofremos com isso quando enfrentamos o Brentford. Vimos o jogo Brentford contra Liverpool no hotel, e o Kayode colocou todas as bolas na área, foi o melhor em campo, comentou Guardiola.

Hoje, as jogadas de bola parada se tornaram uma verdadeira ameaça. Me lembro do Sean Dyche no Burnley: o time era extremamente perigoso nas bolas longas e nas segundas bolas. Dyche é um dos melhores nesse aspecto, sem dúvida. Sam Allardyce também. Não é novidade. Eles já faziam isso antes, continuou.

Me lembro, mesmo antes de chegar à Inglaterra, do Stoke City e seus laterais longos. Talvez, naquela época, eles fossem a exceção. Quando eu ainda estava no Barcelona ou no Bayern de Munique, o Arsène Wenger falava sobre o quanto era difícil jogar lá. Agora, isso se tornou mais comum.

Apesar de reconhecer que a estratégia é válida, Guardiola afirmou que, ao menos por enquanto, não pretende mudar o estilo de jogo do Manchester City para explorar esse tipo de jogada. Temos que prestar atenção, sim, mas eu ainda sonho em jogar futebol.

Cada treinador segue aquilo em que acredita. Claro que eu quero marcar em faltas e escanteios, não sou ingênuo. Mas eu prefiro investir meu tempo em como podemos jogar melhor, atacar melhor e criar mais chances para marcar. Presto atenção a isso, mas não é o foco do meu trabalho.

É o que venho fazendo por toda a minha carreira. Me lembro de como foi difícil enfrentar o Burnley. Talvez nem tenhamos cedido um escanteio. Por quê? Porque controlamos as segundas bolas. A melhor maneira de se defender contra esse tipo de jogo é assim. Mas, para isso, é preciso ser bom em muitos aspectos.

Estamos trabalhando nisso. E vou continuar focado no nosso jogo até o fim, adaptando quando for necessário, concluiu Guardiola, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Hulk quebra jejum, Atlético vence Del Valle e vai à final da Sul-Americana

Com gols de Arana, Bernard e Hulk, o Atlético-MG venceu o Independiente Del Valle por 3 a 1 e garantiu vaga na final da Copa Sul-Americana. A decisão será em 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai

Folhapress | 05:14 – 29/10/2025

Noticias ao Minuto

Compartilhar

Faça um comentário