- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 3 maio, 2024 - 05:22 AM
- PUBLICIDADE -

Pesquisa mostra redução na taxa de desemprego no DF

Levantamento aponta que o nível de pessoas desempregada caiu de 18% para 15% entre junho de 2021 e 2022

Por Cláudio Ulhoa

Pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse),divulgada nesta terça-feira (26/7), mostra que houve uma redução no nível de desemprego do Distrito Federal, entre junho de 2021 e de 2022. Segundo a pesquisa, essa queda foi de 18,7% para 15,6%.

De acordo com o levantamento, nos últimos 12 meses, o contingente de desempregados diminuiu, como resultado do aumento do nível ocupacional — 57 mil postos de trabalho a mais —, em número bastante superior à variação positiva da População Economicamente Ativa (PEA) — 5 mil pessoas entraram no mercado de trabalho.

Um dos motivos, constatou a pesquisa, que pode ter levado à essa redução do número de desempregado, foi a retomada das atividades comerciais e sociais no pós-pandemia. Entre as áreas que mais contribuíram para essa retomada está osetor de serviços, no comércio e reparação e na construção, além de pequena elevação na indústria de transformação; e, segundo a forma de inserção, do aumento do assalariamento no setor público e no setor privado com carteira.

“Diante da retomada econômica, houve reação do mercado de trabalho, principalmente na área de prestação de serviços, que é predominante na capital do país e se ressentiu durante a pandemia. Essa queda no desemprego deve continuar em intensidade menor, porém ainda percebemos que é uma taxa elevada”, diz Roberto Piscitelli, especialista em finanças públicas.

Ainda de acordo com o especialista, o período de campanha eleitoral, neste ano, deve contribuir para a geração de novos empregos. “São ocupações temporárias, mas que empregam muitos trabalhadores na divulgação e promoção dos candidatos”, diz Roberto.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?