- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 4 maio, 2024 - 05:38 AM
- PUBLICIDADE -

PIB de Goiás tem o melhor resultado dos últimos 12 anos com crescimento de 6,6%

Estado gera 87 mil empregos e mais que dobra a média nacional, impulsionado pelo agronegócio, indústria e serviços

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás registrou, em 2022, o maior crescimento dos últimos 12 anos, com um aumento significativo de 6,6%. Os dados foram divulgados pelo governador Ronaldo Caiado durante coletiva de imprensa realizada em Goiânia. O resultado refletiu positivamente na geração de emprego e renda, com a abertura de 87 mil vagas no estado, mesmo em meio ao contexto da pandemia de Covid-19.

Os números são provenientes do Instituto Mauro Borges (IMB), órgão de pesquisas e estatísticas do Governo de Goiás. De acordo com a pesquisa, o PIB estadual mais que dobrou a média nacional para o período, que ficou em 2,9%. O aumento ocorreu em todos os três setores pesquisados, com destaque para o agronegócio (7,7%), seguido pela indústria (7,5%) e serviços (6,2%).

Para o governador, a justificativa para o resultado está na execução de uma política que alia austeridade fiscal, estímulo ao setor produtivo e inclusão da população vulnerável na economia, por meio de programas de transferência de renda. Caiado destacou que as demandas da sociedade devem ser vistas de forma conjunta, e que só é possível superar os problemas se forem ampliadas as vagas de serviços, agricultura, pecuária e indústria, além de investimentos em educação e industrialização.

O ano passado também registrou a menor taxa de desemprego em oito anos: 6,6%. Goiás possui 3,7 milhões de pessoas com trabalho remunerado e registrou aumento de 10,1% no rendimento mensal médio do trabalhador, no valor de R$ 2.769,00. Para a administração estadual, o desafio para os próximos anos será manter a capacidade de investimento e buscar compensações para as perdas decorrentes da limitação do ICMS sobre combustíveis e energia.

O governo tem intensificado a política de atração de empresas e indústrias para o estado. Na última semana, uma multinacional europeia comprou a unidade da mineradora CBA, em Niquelândia, prometendo injeção de R$ 1,6 bilhão em recursos no estado. Também está confirmada a vinda da chinesa Chint Solar, uma das maiores empresas de energia do mundo, para Itumbiara, no sudoeste goiano. O grupo conta com negócios em 140 países.

Informações Governo do estado do Goiás

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?