Potes oficiais para a Copa do Mundo 2026 anunciados

Publicado em: 25/11/2025 21:04

Fifa anunciou os potes para o sorteio dos grupos, com o Brasil em pote 1; o sorteio será em 5 de dezembro, em Washington, para a Copa do Mundo de 2026.

A Fifa divulgou a divisão dos potes que definirá o sorteio final da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O comunicado antecipa o evento que reunirá autoridades e representantes das 48 seleções participantes.

O Brasil foi confirmado no pote 1, ao lado dos demais cabeças de chave e dos três países-sede. A presença das seleções anfitriãs no pote 1 altera combinações e possíveis confrontos na fase inicial.

A distribuição dos potes seguiu o Ranking Mundial da Fifa publicado em 19 de novembro de 2025; as vagas provenientes da repescagem e do torneio classificatório foram alocadas no pote 4, conforme divulgado pela Fifa.

Composição dos potes

Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. São os 12 cabeças de chave para a definição dos grupos.

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, República Islâmica do Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália. Times com boas campanhas nas eliminatórias.

Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. Diversas seleções estreantes ou em retorno ao torneio.

Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, além das vagas A, B, C e D da repescagem europeia e das duas vagas do Torneio Classificatório da FIFA, que serão definidas posteriormente.

Regras do sorteio

Os procedimentos estabelecem que os três países-sede sejam colocados no pote 1. As demais 39 seleções foram distribuídas conforme o ranking de 19 de novembro de 2025. As vagas de repescagem ficam no pote final.

Data e local do sorteio

O sorteio dos grupos ocorrerá em 5 de dezembro, a partir das 14h (horário de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos. O evento definirá a composição dos grupos que abrirão a Copa do Mundo de 2026.

Compartilhar

Faça um comentário