- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 4 maio, 2024 - 01:15 AM
- PUBLICIDADE -

Presidente do TRE-DF diz que eleições ocorrerão dentro da normalidade

O desembargador Roberval Belinatti rebateu a matéria de um jornal local em que os entrevistados diziam estar inseguros por terem que trabalhar nestas eleições; “nós vamos intensificar a mensagem à população do DF para não ter medo das eleições porque nós queremos fazer as eleições pacificamente”

Por Cláudio Ulhoa

O desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinatti, concedeu entrevista coletiva aos membros da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), nesta segunda-feira, onde falou sobre a preparação para o pleito do dia 2 de outubro e garantiu que, até o momento, todos os trâmites do processo eleitoral tem ocorrido no esperado.

De acordo com Belinatti, que assumiu entrou no TRE-DF em 2008, mas só assumiu o cargo de presidente em abril deste ano, comandar as eleições deste ano será, em suas palavras, “uma missão de Deus”. “Estamos aqui com muita fé em Deus, que vai dar tudo certo. Está dando tudo certo na organização. Não estamos com medo de eleição, não”, diz.

Ao falar sobre “medo”, o desembargador se referiu a uma matéria veiculada, segundo ele, no jornal Correio Braziliense, em que duas pessoas que irão trabalhar no dia das eleições para a Justiça Eleitoral disseram se sentir inseguras por conta da situação política do país, onde de um lado estariam os partidos de direita, e do outro, os partidos de esquerda, no caso, representados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), respectivamente.

“Medo para trabalhar nas eleições, isso é impossível. Não precisamos ter medo não. Então, nós vamos intensificar a mensagem à população do DF para não ter medo das eleições, porque nós queremos fazer eleições pacificamente”, ressaltou Belinatti. “Vamos transformar esse momento em momento de festa, de felicidade, porque vamos eleger os nossos representantes. Então, vamos aproveitar para escolher os melhores políticos de Brasília para governar o Distrito Federal”, complementa.

Dados

A população eleitoral do Distrito Federal, segundo dados atualizados do TRE-DF e apresentados por Belinatti, a capital federal tem hoje 2.203.045 eleitores. Desses, 36 mil têm idade entre 16 e 17 anos; 109 mil têm mais de 70 anos; 36 mil têm mais de 80 anos; e 5.605 possuem mais de 90 anos. Os homens, que representam 46% do eleitorado do DF, são 1.011.516 eleitores, enquanto as mulheres, somam 1.191.00 de eleitoras, ou seja, 54%.

Para essas eleição no DF, Belinatti lembra que o aparato de recursos que a Justiça Eleitoral dispõem para o domingo do dia 2 de outubro, quando ocorrerá a votação do primeiro turno, chega a 706 seis veículos; 35 mil pessoas para trabalhar no dia das eleições, como mesários, motoristas, e outros; 190 juiz; mais de 100 promotores do Ministério Público; 6 mil agentes de segurança pública, como policiais civil, militar, bombeiros, agentes do Detran-DF, e outros; 610 locais de votação; 7 mil urnas eletrônicas e mais 700 urnas como reserva; e R$ 8 milhões para pagar despesas das eleições.

“Nós vamos ter policiamento em todos os locais de votação. A população pode ficar tranquila, não vamos aceitar nenhuma espécie de violência”, afirma Belinatti.

Sobre as urnas eletrônicas que têm constantemente sido alvo de crítica por parte de setores político, como o próprio presidente Bolsonaro, que já levantou suspeitas em relação à confiança das urnas, o desembargador defende que os equipamentos são “são absolutamente seguras, conforme as perícias que já foram realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não constatou nenhum risco de fraude nas urnas eletrônicas.”

As eleições do dia 2 de outubro vão ocorrer, segundo calendário do TRE-DF, das 8h às 17h em todo o território nacional, respeitando as diferenças de fuso horário.

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?