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sábado, 20 abril, 2024 - 01:59 AM
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Secretaria de Saúde modifica atendimento em UBS do DF

Com o intuito de humanizar a chegada dos pacientes, agora quem chegar a uma das unidades será acolhido por uma enfermeira da Família e da Comunidade

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou que os atendimentos nas Unidades Básica de Saúde (UBS) serão alterados a partir da próxima semana. Segundo a pasta, a medida visa humanizar os atendimentos, com apoios de enfermeiros da Família e da Comunidade que passarão a ficar na entrada das unidades para recepcionar os pacientes.

Conforme salienta a SES-DF, a iniciativa já tem o objetivo de realizar uma escuta qualificada com orientação e direcionamento para os serviços ofertados. O treinamento das equipes de enfermagem já está sendo realizado.

“Como nós fizemos algumas visitas nas Unidades Básicas de Saúde, a gente percebia que o usuário chegava nas unidades básicas e ele não tinha um local específico pra se dirigir e receber uma informação precisa quando tinha as suas demandas espontâneas ou mesmo informações acerca da atenção primária. Então existe uma modalidade de acolhimento, que é o acolhimento único na Unidade Básico de Saúde, e esse acolhimento ele está na política nacional de atenção básica e a gente pediu que a equipe desencadeasse no DF essa modalidade de acolhimento”, explica a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

Recentemente, a secretaria contratou 150 novos enfermeiros, que, segundo Florêncio, serão utilizados para atender essas mudanças. “Nós vamos ter padronizado para as unidades básicas saúde que tem até quatro equipes de estratégia e saúde da família um enfermeiro de família e comunidade fazendo essa escuta qualificada, mas que não é um enfermeiro da equipe, é um servidor que vai estar fazendo essa escuta durante todo o horário de funcionamento da unidade básica de saúde”, afirma a secretária.

Ainda conforme a secretária, o novo formato de atendimento vai otimizar as filas de espera e dar mais celeridade à necessidade do paciente. Segundo ela, a atenção primária ela é capaz de resolver 85% das demandas que chegam até a unidade e, com isso, será possível atingir esses 85% de forma mais rápida.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

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