Secti e Gerando Falcões iniciam transformação social no Residencial JK, em Goiânia

Publicado em: 09/07/2025 11:22

Secti e Gerando Falcões iniciam transformação social no Residencial JK, em GoiâniaSecti e Gerando Falcões iniciam transformação social no Residencial JK, em Goiânia
Iniciativa terá duração de dois anos e beneficiará diretamente cerca de 600 famílias do bairro, com infraestrutura, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva (Fotos: André Bianchi)

O Goiás Social e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) firmaram parceria com o Instituto Gerando Falcões para iniciar o projeto Favela 3D no Residencial JK, em Goiânia.

A ação inédita na região Centro-Oeste vai atuar por dois anos na comunidade com ações de infraestrutura, educação, qualificação profissional e geração de oportunidades, unindo o poder público, o terceiro setor e a sociedade civil para romper o ciclo da pobreza. 

A iniciativa terá duração de dois anos e beneficiará diretamente cerca de 600 famílias do bairro, com foco na melhoria da infraestrutura, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da ONG De Mãos Dadas, que passa a ser o polo de articulação do projeto.

O espaço sediará permanentemente ações voltadas à qualidade de vida da comunidade, com a oferta de cursos, serviços públicos e programas sociais.

Durante o evento, os moradores tiveram acesso a atendimentos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), inscrições para cursos de capacitação da Secti, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades esportivas, gibiteca, distribuição de frutas desidratadas do projeto Mix do Bem e mudas da Saneago. 

“A gente está aqui no Residencial JK, celebrando o lançamento da parceria entre a Secti, o Goiás Social e o Instituto Gerando Falcões, que é referência no terceiro setor no Brasil. O Governo de Goiás vai trazer para a comunidade os cursos de informática do programa Sukatech e a conexão com a Escola do Futuro de Goiás”.

“É um momento de transformação por meio da ciência, da tecnologia e da inovação”, afirmou o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, Raphael Martins.

Projeto, parceria do Governo de Goiás e com o Instituto Gerando Falcões, atuará por dois anos no bairro, com foco em infraestrutura, qualificação, educação e inclusão socialProjeto, parceria do Governo de Goiás e com o Instituto Gerando Falcões, atuará por dois anos no bairro, com foco em infraestrutura, qualificação, educação e inclusão social
Favela 3D é a principal tecnologia social do Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em mais de 6 mil favelas brasileiras (Fotos: André Bianchi)

Favela 3D

O Favela 3D, sigla para Digna, Digital e Desenvolvida, é a principal tecnologia social do Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua em mais de 6 mil favelas brasileiras.

O projeto promove intervenções estruturais e sociais por meio de uma metodologia replicável, baseada em dados, inovação e participação comunitária. O objetivo é, ao final de dois anos, entregar ao poder público um território redesenhado e sustentável, com infraestrutura adequada e políticas públicas consolidadas.

Projeto Favela 3D tem início no Residencial JK, em GoiâniaProjeto Favela 3D tem início no Residencial JK, em Goiânia
Diretor de Relações Governamentais do Gerando Falcões, Lucas Cepeda, esclarece: “proposta é impactar mais de 600 famílias que vivem hoje no Residencial JK” (Fotos: André Bianchi)

“A gente está aqui hoje, o Gerando Falcões, juntamente com o Governo de Goiás, por esse marco que é o lançamento oficial do projeto Favela 3D, o primeiro aqui do Centro-Oeste”, destacou o diretor de Relações Governamentais do Gerando Falcões, Lucas Cepeda.

“Vamos trazer soluções de saneamento, qualificação profissional e trabalho social com o programa Decolagem. A proposta é impactar mais de 600 famílias que vivem hoje no Residencial JK”, pontuou Cepeda.

A representante do Gabinete de Políticas Sociais, Uiara Pimenta, lembrou o processo de escuta realizado nos últimos meses na região.

“Passamos aqui três meses fazendo um diagnóstico no bairro, levantando as demandas. Hoje, começamos a implementar a metodologia do Favela 3D com ações voltadas para educação, saúde, esporte e lazer. É mais uma proposta do Governo de Goiás dentro do programa Goiás Social”, explicou.

Moradora há 12 anos do Residencial JK, Telma Leão falou com emoção sobre o impacto do projeto para a comunidade.

“Essa união do Gerando Falcões com o Estado de Goiás nos enche de esperança de que teremos um JK melhor para nós, para nossas famílias e para toda a comunidade”, frisou.

Saiba mais

Famílias de Piracanjuba recebem cartões do Aluguel Social

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Portal Goiás

Compartilhar

Faça um comentário