Seminário debate equidade na Atenção Primária à Saúde
Fiocruz Brasília e SES-DF reúnem gestores e sociedade civil em encontro para fortalecer práticas inclusivas no SUS
A construção de uma Atenção Primária à Saúde (APS) mais inclusiva e sensível às diversidades culturais foi o foco do seminário Plurais Diálogos para a Promoção de Equidade no Distrito Federal, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). O encontro marcou o encerramento do curso Plurais – Educação Permanente para a Equidade no DF e reuniu gestores, profissionais de saúde, assistência social, educação, justiça e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, foram discutidos caminhos para garantir que os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, integralidade e igualdade – sejam efetivamente aplicados no atendimento à população. Para o subsecretário de Atenção à Saúde, Robinson Capucho Parpinelli, pensar em equidade é fundamental para alcançar uma saúde de qualidade. “É preciso olhar para cada realidade e promover um atendimento que respeite a diversidade”, destacou.
Além dos debates, o seminário apresentou experiências intersetoriais de todo o país que já desenvolvem práticas voltadas à promoção da equidade. São iniciativas que buscam transformar o acesso ao SUS, tornando-o mais justo, humano e acessível a todos.