- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
quarta-feira, 1 maio, 2024 - 17:44 PM
- PUBLICIDADE -

SOS DF ilumina as ruas de Ceilândia

Ação no Setor P Sul faz parte do mutirão de serviços criado pelo governador Ibaneis Rocha que prevê ações emergenciais em áreas estratégicas do governo

O relógio marca 18h, mas ainda é dia na EQNP 16/20 em Ceilândia. O sol brilha, é horário de saída da Escola Classe 46 e o movimento de carros e pessoas na quadra é intenso. Mal passa de 18h30, sequer escureceu totalmente e as luzes dos postes se acendem. Mesmo com o chegar da noite, o local ainda está claro graças à iluminação pública.

A realidade, no entanto, nem sempre foi assim. Até 17 dias atrás, a iluminação estava precária, com várias lâmpadas queimadas. “Você olhava aí para trás e não via nada. Estava tudo escuro”, conta Valdécio Rabelo de Jesus, 59 anos, morador da QNP 20. “Era perigoso. A gente morria de medo de passar aqui. Tinha assalto ali em cima e lá embaixo”, completa Cintia Arina, 33 anos, que cruza a quadra todos os dias para ir e voltar do trabalho e ir e voltar da escola, à noite.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) trocou 62 lâmpadas que estavam queimadas no local. A ação, que deu cara nova para a movimentada quadra do P Sul, faz parte do SOS DF, o mutirão de serviços criado pelo governador Ibaneis Rocha para dar respostas imediatas aos principais problemas identificados pela sua gestão. O programa prevê ações emergenciais em áreas estratégicas do governo.

“Quando tomou posse, o governador nos pediu que a iluminação pública do DF estivesse funcionando completamente”, conta o presidente da CEB, Edison Garcia. Desde 2 de janeiro, a CEB trocou 1.774 lâmpadas queimadas em todo o DF. O trabalho foi feito em todas as regiões administrativas e em áreas como os trechos I e II do Sol Nascente, o condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia e o Taquari, no Lago Norte.

Um total de 215 servidores da CEB, divididos em 16 equipes, percorreram todo o Distrito Federal para revisitar os pontos de iluminação pública. “Fizemos uma revisão geral, as equipes saíram à noite pelas cidades e hoje podemos dizer que o plano de recuperação da iluminação pública está 100% executado dentro dos prazos previstos”, afirma. Agora, os funcionários fazem a manutenção e troca das lâmpadas que eventualmente queimarem. “Porque é como a nossa casa: lâmpada queima mesmo”, acrescenta.

Segundo ele, uma das preocupações é a segurança da população. “Temos consciência de que a iluminação pública traz proteção às pessoas. Lugares bem iluminados afastam meliantes, usuários de droga”, afirma Garcia. Árvores também podem atrapalhar a luminosidade do poste, por isso, a CEB tem equipes de poda de árvores e o trabalho, que também previne acidentes, é apoiado pela Novacap.

Eficiência energética

O presidente da CEB explica que as ações da companhia são divididas em duas frentes: a troca de lâmpadas queimadas e o programa de eficiência energética que prevê a substituição de lâmpadas de vapor de sódio, as amarelas, por lâmpadas de LED, as brancas, o que resulta em uma economia de 40% no consumo.

Mais de 1,5 mil lâmpadas de vapor de sódio foram substituídas pelas de LED em locais como a Praça da Bíblia, na área central da Candangolândia e as feiras permanentes do Núcleo Bandeirante, Guará e Vicente Pires. A CEB também elaborou um projeto para revitalização da iluminação da Torre de TV, que deve ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por se tratar de uma área tombada.

116 é o telefone da CEB para pedir religação de energia elétrica e solicitar manutenção da iluminação pública

Galeria de fotos:

GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

 

Nos siga no Google Notícias
Avatar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?