Tarifaço de Trump contra o Brasil derruba ações da Embraer

Publicado em: 10/07/2025 11:51

As ações da Embraer negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) operavam em forte queda na manhã desta quinta-feira (10/7), refletindo a preocupação dos investidores após o anúncio do tarifaço comercial de 50% sobre todos os produtos brasileiros, feito na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Por volta das 11h20 (pelo horário de Brasília), os papéis da Embraer recuavam 6,81%, cotados a R$ 72,88.

Na mínima do pregão até aqui, a ação da companhia tombou 8,41%.

De acordo com análise da equipe do JP Morgan, a Embraer deve ser uma das empresas mais atingidas do setor de bens de capital do Brasil.

As estimativas da instituição financeira apontam uma potencial queda de até 13% na receita da fabricante brasileira de aviões.

Tarifaço de Trump

As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto e serão cobradas separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e o alumínio brasileiros.

Em abril deste ano, o Brasil já havia sido atingido pelo tarifaço de Trump e teve seus produtos taxados em 10%. Além disso, as taxas norte-americanas de 50% sobre aço e alumínio também afetaram o país.

De acordo com Trump, a decisão de aumentar as tarifas em relação ao Brasil acontece após “ataques insidiosos” contra eleições livres no país. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump voltou a criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.

Trump tem ameaçado o mundo com a imposição de tarifas comerciais desde o início do mandato e tem dado atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil. O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxas de 100% aos países-membros do bloco que não se curvarem aos “interesses comerciais dos EUA”.

Após sair em defesa de Bolsonaro, Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras. Nessa quarta-feira (9/7), o líder norte-americano alegou que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA.


Bing News

Compartilhar

Faça um comentário