Trump diz: podemos atacar países que enviem drogas
Trump afirmou que “podemos atacar qualquer país que envie drogas aos EUA” e defendeu o secretário de Defesa, em meio a crise militar e acusações públicas.
O presidente Donald Trump declarou que os Estados Unidos podem atacar qualquer país que envie drogas ao território americano, elevando a retórica contra traficantes e governos acusados de conivência.
Em discurso durante a escalada de tensões militares, Trump disse que pretende mirar onde os traficantes vivem e operam, mencionando que ações podem atingir além de fronteiras específicas.
O republicano também protegeu o secretário de Defesa, que enfrenta críticas por suposta ordem de “matar todos” em operação contra embarcações, e anunciou medidas dirigidas aos traficantes, conforme divulgado pela fonte principal.
O teor das declarações
Trump afirmou, em tom categórico, que podemos atacar qualquer país que envie drogas aos EUA e reiterou a intenção de atingir “onde os traficantes moram”, ampliando o alvo para além da Venezuela.
Defesa ao secretário de Defesa
O presidente defendeu o chefe do Pentágono diante de acusações de ter dado ordem de “matar todos” em ofensiva contra embarcações, dizendo que é necessário agir com firmeza contra o tráfico.
Implicações internacionais
Especialistas alertam que ações contra países acusados de enviar drogas podem gerar tensão diplomática e debates sobre jurisdição e direito internacional, com risco de escalada militar se medidas ocorrerem.


