Soberano Opina | A opinião que se impõe
Por Cláudio Ulhoa

URGENTE | Moraes mira Rumble e acirra crise com EUA

Publicado em: 14/07/2025 21:30

Ordem contra conta inativa é vista como provocação política em meio à tensão diplomática após carta de Trump

Por Cláudio Ulhoa

Em mais um episódio controverso que atravessa fronteiras, o ministro Alexandre de Moraes volta ao centro do debate internacional ao emitir uma nova ordem judicial contra a plataforma americana Rumble; já bloqueada no Brasil desde o início de 2025. A ação, que exige o bloqueio de uma conta inativa e a entrega de dados de um cidadão americano, foi classificada pela defesa da empresa como “pretextual” e “sem mérito jurídico”.

A pergunta que se impõe é: por que agir agora? A resposta mais evidente parece ser política. Dois dias antes da ordem de Moraes, Donald Trump publicava uma carta crítica ao governo brasileiro, anunciando medidas duras, incluindo a taxação de 50% sobre produtos do Brasil. Coincidência? Pouco provável.

O conteúdo da conta em questão não passa de vídeos musicais e críticas políticas comuns nas redes. Nenhuma incitação à violência, nenhuma urgência. Mesmo assim, o ministro determinou multa diária de R$ 100 mil caso a Rumble não entregasse os dados exigidos.

Mais que um ato jurídico, trata-se de um gesto político que ameaça agravar uma já delicada relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Moraes não é o Estado brasileiro, mas suas ações têm impacto internacional. Enquanto o governo Lula tenta negociar, Moraes age como um franco-atirador institucional, ignorando tratados bilaterais e colocando em xeque a diplomacia brasileira.

É preciso separar a defesa legítima das instituições de atitudes individuais que ultrapassam o bom senso. Num cenário tenso e globalizado, jogar gasolina num incêndio diplomático é tudo o que o Brasil não precisa.

🔗 Instagram: @dfsoberano_
🔗 Twitter/X: @DFSOBERANO
🔗 Canal WhatsApp: DF Soberano

Compartilhar

Faça um comentário