Vacinação contra covid-19 de pessoas com 35 anos ou mais no DF começa nesta quinta-feira (29)

0
406
Vacinação de pessoas a partir de 35 anos começa nesta quinta; confira locais

Para se vacinar não é preciso agendamento, basta apenas comparecer a um dos pontos de vacinação com documento de identidade

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começou, nesta quinta-feira (29/7), a vacinação contra a covid-19 de pessoas com 35 anos ou mais. Como já vem ocorrendo, esse público não precisa de agendamento para se vacinar, basta apenas ir até um dos pontos de vacinação (ver abaixo) com algum documento de identidade e, se possível, também o cartão de vacina. Os pontos de vacinação estão abertos desde 8h e seguem até às 17h; os drive-thrus começam a vacinar às 9h e segue até às 17h; ao todo são 61 pontos de vacinação.

A vacinação foi mais uma vez ampliada em razão dos lotes de vacinas que chegaram na terça-feira (27/7). São imunizantes da Pfizer (30.420) e da Coronavac (55.800). Deste total, serão 43.110 doses de vacinas disponíveis para a aplicação da primeira dose.

Nesta quinta-feira também estão sendo vacinadas as gestantes e puérperas — mulheres com até 45 dias pós-parto — a partir dos 18 anos. Para esse público são 28 pontos específicos tanto para primeira ou segunda dose.

Ontem, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse à imprensa local que irá começar a vacinar os jovens com idade abaixo de 18 anos assim que todos os adultos e os grupos prioritários já tiverem tomado ao menos a primeira dose.

“Acredito que até a primeira quinzena de setembro (todos os adultos estarão imunizados)”, afirmou Ibaneis.

Até o momento, o DF vacinou 1,2 milhão de pessoas com a D1, 496,4 mil com a D2 e 50.863 com vacinas de dose única.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da ABBP