Vitória Alves brilha no Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI e conquista três medalhas

Published On: 08/04/2025 07:12

Moradora de Sobradinho I, a atleta de 27 anos superou obstáculos financeiros para representar o DF e subir ao pódio em São Paulo, com apoio da comunidade e patrocínio solidário

Vitória Alves, de 27 anos, moradora de Sobradinho I, foi destaque no Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI 2025, realizado de 04 a 06 de abril no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A atleta voltou para casa com três medalhas: ouro no arremesso de peso, ouro no lançamento de dardo e bronze no salto em distância.

O Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) tem como objetivo incentivar e reunir atletas de diferentes estados, estimular o intercâmbio social, a prática esportiva, a estruturação da modalidade no país e promover a conscientização da sociedade sobre o potencial desportivo das pessoas com deficiência intelectual.

Vitória compete na categoria T20, destinada a atletas de pista com deficiência intelectual. Sua condição é de grau leve, causada por complicações durante o parto. Casada há nove anos com Lucas e mãe do pequeno Davi Luiz, de sete anos, Vitória divide o tempo entre os treinos, os estudos e a família. “Treino de segunda a sábado no Estádio Augustinho Lima, aqui em Sobradinho, com meu treinador Gastão Reis Mesquita, e, duas vezes por semana, treino na rua de terra em frente à minha casa mesmo. À noite, estudo no programa de Educação para Jovens e Adultos”, relata.

Vitória está recebendo a Bolsa Atleta do Governo do Distrito Federal, mas o período do auxílio, que é de um ano, acaba no mês que vem. Sem a Bolsa, ela depende exclusivamente do apoio financeiro de patrocinadores para continuar competindo. Apesar da longa trajetória no esporte, que começou aos cinco anos de idade, Vitória quase ficou de fora da competição por falta de recursos.

Foi então que Vitória conheceu o advogado Renato Rocha, fundador do Projeto Justiça Para Todos e do Instituto Mulheres em Ação. Comovido com a história da atleta, Renato decidiu apoiar sua jornada. “Eu conheci a Vitória pelo Instagram. Coincidentemente, ela mora em Sobradinho, onde minha mãe também vive. Apoiei a iniciativa porque acredito que o esporte é um caminho para formar cidadãos disciplinados, dar oportunidades, especialmente para aqueles com poucas condições financeiras, além de afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade”, contou.

Graças ao patrocínio de Renato Rocha e outros apoiadores locais, Vitória conseguiu se preparar, viajar e conquistar suas medalhas. “Sou muito grata pelo apoio que recebi. Poder competir e ainda voltar com três medalhas é uma realização enorme. Representar minha cidade e vencer tantos desafios é motivo de muito orgulho”, afirmou.

Vitória é atleta desde os cinco anos de idade e carrega uma coleção de medalhas e troféus conquistados ao longo da carreira. Já participou de diversas competições nacionais e internacionais, como o Campeonato Internacional Open de Atletismo, onde representou o Brasil e conquistou duas medalhas de prata, uma de ouro e um troféu de vice-campeã.

Renato Rocha reforça a importância de patrocinar o esporte, principalmente em comunidades menos favorecidas. “A Vitória é uma jovem dedicada, disciplinada e extremamente talentosa. Apoiar o esporte é investir no futuro. Precisamos dar oportunidades para que atletas como ela possam alcançar seu potencial máximo e inspirar outros jovens.”

Compartilhar

Faça um comentário