- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
quinta-feira, 11 abril, 2024 - 17:01 PM
- PUBLICIDADE -

Weiku adota práticas sustentáveis desde sua fundação

A Weiku do Brasil – fabricante de produtos para engenharia e arquitetura de alta tecnologia como esquadrias de PVC e alumínio, portas, janelas, vidros, superfícies e revestimentos, tem adotado práticas sustentáveis em suas operações, desde o início da sua história no Brasil, há 26 anos, em Pomerode, Santa Catarina. Ao participar da Expo Revestir 24, realizada em março no Expo São Paulo, a empresa demonstrou soluções produzidas por processos e materiais sustentáveis.

Fundada pelo alemão Arnd Kilian, a Weiku incorporou a preocupação com o meio ambiente em seu DNA, desde sua fundação, em 1998. Destaca-se pelo uso de energias renováveis e sustentáveis em seus processos fabris, como energia fotovoltaica e hídrica, uso de materiais renováveis como vidro. Outras ações são destinadas aos cuidados de reutilização e reciclagem de materiais, além da promoção de ações sociais com foco em sustentabilidade em benefício da comunidade local. 

Painéis de energia fotovoltaica foram instalados nas fábricas e áreas comerciais e administrativa, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para a preservação do meio ambiente. A energia gerada é distribuída para a rede elétrica nos fins de semana. “Estamos buscando sempre alternativas para que nossas atividades estejam de acordo com as normas internacionais de cuidado e preservação do meio ambiente. Temos que ampliar nossa consciência, nós humanos, de que somos parte deste sistema chamado Terra, que tudo é cíclico, um alimentar e retroalimentar constante”, afirma o diretor de RH da Weiku, Michael Helmut Lochner.

A utilização da água de forma consciente é outra prática que faz parte das ações de ESG da empresa. Para a fabricação das esquadrias e do vidro, a Weiku passará a utilizar, em 2024, energia vinda de uma mini hidroelétrica, construída pela própria empresa, para minimizar os impactos dos processos fabris.

Práticas de reciclagem de materiais na fábrica e nos escritórios são comuns e ativas há duas décadas. Sobras do PVC produzido internamente, alumínio, vidro e outros materiais são todos reciclados ou reutilizados e, além de contribuir para a redução do impacto ambiental, a venda desses materiais reciclados financia ações sociais e esportivas para a comunidade e os funcionários da empresa, demonstrando seu compromisso com a responsabilidade social corporativa.   

Para o diretor da Weiku, estas ações sociais sensibilizam as pessoas para a importância da reciclagem. Ressalta que a sustentabilidade é parte integrante da missão da empresa, enraizada na cultura alemã, e expressa preocupação com o uso responsável dos recursos naturais, como a água.  “Por exemplo, ao ver algumas pessoas ainda nos dias de hoje lavarem as calçadas com mangueira ou tomarem banhos demorados no chuveiro ou ainda escovarem os dentes com a torneira aberta, chega a doer o coração, porque sabemos o quanto a água é um bem precioso e deve ser usada com consciência”, acrescenta Michael Lochner. 

Sustentabilidade na desmontagem do estande da Weiku na Expo Revestir

As soluções da Weiku expostas no estande da empresa na Expo Revestir 24 serão reutilizadas nos showrooms da empresa. As esquadrias, vidros, janelas e portas e as super portas Projetta by Wieku que compõem o cenário de ambientação de salas, jardins de inverno, lavabo e hall no estande Weiku foram levadas da feira direto para os locais de exposição Weiku, os showrooms, em Porto Alegre e Curitiba, além de Londrina.

Uma equipe de funcionários da empresa é responsável pela logística reversa de desmontagem da infraestrutura do estande. As sobras dos materiais serão doadas para associações de reciclados e de profissionais de reciclagem de Pomerode e região. O executivo da Weiku, Michael Lochner, afirma que muitos dos materiais são utilizados na fabricação de fios e condutores de energia.

 

Trajetória de sucesso – passo a passo pelas mãos do empresário e marceneiro Arnd Kilian

A trajetória da Weiku do Brasil está diretamente associada à jornada profissional e pessoal do fundador e CEO da empresa, Arnd Kilian. De origem alemã, o empresário e marceneiro construiu uma empresa sólida com a colaboração de todos seus funcionários. “Para mim, pessoas sozinhas é nada. Todos que trabalham na Weiku ajudaram a realizar meu sonho. Juntos teremos continuidade e construiremos mais e mais soluções sofisticadas e de qualidade para tornar o lar das pessoas um lugar bonito, agradável e seguro para se viver”, declara Kilian.

A história da empresa é permeada de sonho, determinação, empreendedorismo, conhecimento e realização de seu fundador, Arnd Kilian, desde sua fundação. Nascido na Alemanha, assim como originalmente a Weiku, a vinda para o Brasil foi motivada pela vontade de expandir os negócios e uma decisão familiar.

Foi na Alemanha que as primeiras esquadrias de PVC da Weiku foram fabricadas. Kilian fundou, em 1983, a sua primeira empresa Goedicke & Kilian, especializada em montagem de esquadrias de PVC. Em 1990, surgiu a primeira Weiku, a Fenster und Türen GmBH. Depois de 15 anos de atuação na Europa, o empresário decidiu seguir novos rumos, empreendendo em outro país. Escolheu o Brasil, especialmente a cidade de Pomerode em Santa Catarina, de cultura e tradição germânica, para fundar uma nova empresa do grupo: a Weiku do Brasil, especialista em esquadrias de PVC para obras e projetos de alto padrão.

Com produtos de qualidade alemã e um mercado a ser explorado, a empresa cresceu rapidamente. Inicialmente, as esquadrias de PVC eram fabricadas com perfis e ferragens importadas da Weiku da Alemanha. Em 2001, a Weiku fez parceria com a multinacional alemã Kessel GmbH e os investimentos em tecnologia permitiram maior crescimento da empresa, o desenvolvimento de uma linha própria de perfis para o mercado brasileiro e uma linha completa de extrusão.

Hoje, o Grupo Weiku é 100% nacional, destaca-se na fabricação de esquadrias, portas, janelas, persianas horizontais, superfícies/revestimentos e exporta para países dos cinco continentes, além de abastecer o mercado interno. Mais de 30 mil projetos entregues, 26.586 metros quadrados de parque fabril, 2 filiais com fábricas instaladas, em Uberlândia, Minas Gerais, e Campinas, São Paulo. Showrooms em Pomerode, Porto Alegre, Curitiba e Maringá e em Campinas e em breve em Londrina, Paraná, além de representantes nos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste.

Os mais de 630 profissionais que trabalham na empresa foram e são fundamentais para o crescimento da Weiku do Brasil e grande parte deles são responsáveis pela implementação, instalação e manutenção das soluções da fabricante, diferencial que o fundador e CEO não abre mão. “Qualidade e perfeição das soluções fabricadas são valores essenciais para a Weiku e este valor também se estende à instalação, manutenção e pós-venda’, diz Arnd Kilian.

O empresário informa que a busca constante por inovação exige da equipe Weiku estar atento às tendências e mudanças do setor e desejos dos clientes. “Escutamos nossos parceiros – engenheiros e arquitetos, que sempre nos dão feedbacks de nossas soluções, fundamentais para manter o máximo de qualidade e segurança no planejamento, desenvolvimento, execução e instalação dos produtos e projetos”, complementa Kilian. 

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Perficient faz parceria com o jogador do PGA TOUR Sepp Straka

O campeão da Ryder Cup de 2023 representará a Perficient no PGA TOUR e apoiará as relações com clientes e eventos
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?