- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
segunda-feira, 4 março, 2024 - 01:35 AM
- PUBLICIDADE -

Atendimento pelo WhatsApp pode aumentar vendas em até 27%

A experiência das empresas com o WhatsApp Business já vem mostrando resultados expressivos: ao conversar com as pessoas pelo aplicativo da Meta lançado em 2018, é possível acelerar o atendimento ao cliente em até 225% e aumentar as vendas em até 27%, de acordo com levantamento interno da Tuvis, startup israelense especializada na integração de plataformas de CRM com o WhatsApp Business.  

A startup identificou também que, ao priorizar melhores experiências de atendimento ao cliente, as empresas têm potencial para incrementar as receitas de 4% a 8% acima do seu mercado de atuação. 

A versão Business do WhatsApp atingiu a marca de 200 milhões de downloads em 2023, e se consolida como um canal estratégico de comunicação entre marcas e clientes, e as empresas podem – e devem – ficar atentas a esse cenário. Já de acordo com pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp. Outro dado do mesmo levantamento chama a atenção: 61% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia e, desse universo, 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.  

“O uso estratégico do WhatsApp Business no relacionamento com o cliente traz resultados que impactam na velocidade e na efetividade das vendas, já que as as pessoas cada vez mais se comunicam com as marcas pelo aplicativo”, destaca Deborah Palacios Wanzo, cofundadora e presidente da Tuvis. Os números mostram a disponibilidade e o interesse do consumidor em interagir com as marcas pelo aplicativo, seja pela praticidade, seja pela agilidade, e as empresas podem (e devem) aproveitar a oportunidade para evoluir em suas iniciativas de relacionamento e vendas.  

A executiva concorda e reforça que as pessoas querem se comunicar com as marcas e o WhatsApp cumpre esse papel com agilidade e eficiência, porque permite que as equipes de vendas estabeleçam relacionamentos mais próximos e eficientes com o consumidor, por meio da integração de plataformas.  

De acordo com Deborah, as mensagens da interface de programação de aplicativos (API) do WhatsApp Business apresentam uma taxa de abertura de 99%, e uma taxa de resposta de quase 50%. “Se compararmos com o e-mail, em que a taxa de abertura é, em média de 21%, entendemos porque a plataforma vem alcançando um excelente desempenho nos negócios”, reforça. 

“Além de aumentar a receita, acima de seu mercado ao priorizar melhor experiências de atendimento ao cliente. O WhatsApp é uma plataforma indispensável para as empresas alcançarem essas experiências”, reforça. 

Como usar o WhatsApp Business de forma mais estratégica  

Para ajuda​r​ as empresas e empreendedores a utilizarem melhor o WhatsApp como forma de engajar clientes e aumentar a conversão de vendas, a presidente da Tuvis, Deborah Palacios Wanzo traz algumas sugestões: 

  1. Integração do CRM com o WhatsApp ao c​ombinar o CRM com ferramentas como Salesforce e Microsoft Dynamics 360, plataformas que trazem agilidade e produtividade aos times de vendas, é possível promover insights cada vez mais estratégicos que podem ser direcionados entre as operações de negócios e desejos do consumidor. 
  2. Comunicação em tempo real e personalizada – quanto mais ágil, maior o atendimento às demandas dos consumidores, que esperam uma resposta em ​poucos ​minutos. Já a personalização pode gerar vendas repetidas, uma vez que 90% dos clientes estão inclinados a comprar mais de empresas que priorizam esse tipo de serviço, segundo dados da Tuvis. Outra possibilidade é o recurso de catálogo do WhatsApp Business, que funciona como uma vitrine virtual dentro da plataforma, permitindo que os consumidores naveguem pelos produtos e tirem dúvidas dentro do mesmo ambiente. 
  3. Melhor gestão do tempo do ponto de vista de atividades de rotina, a integração de ferramentas de CRM com o WhatsApp permite acompanhar o histórico e as preferências do contato, otimizando a comunicação; e ainda, criar tarefas e atividades, agendar e iniciar reuniões e enviar e-mails, entre outras ações. 
  4. Eficiência em uma única tela  é essencial se comunicar com os clientes de forma fácil e rápida, enquanto recebe as informações necessárias em uma única tela – o que significa economizar tempo das equipes de atendimento, abrindo espaço para que os times realizem seu trabalho com mais eficiência 

 

Mais informações no site da Tuvis

 

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?