- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 18 maio, 2024 - 14:43 PM
- PUBLICIDADE -

DF retorna as aulas presenciais nas escolas públicas nesta segunda-feira (14)

Confira as medidas de prevenção e proteção contra a covid-19 nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares; confira os pontos de vacinação

A decisão do Governo do Distrito Federal em retornar com as aulas presenciais em todas as séries nas escolas públicas começa a valer nesta segunda-feira (14). Conforme determinação da Secretaria de Educação (SEE), as aulas retornam 100% presenciais, porém diversas medidas deverão ser adotadas como forma de prevenção contra a covid-19.

A SEE irá trabalhar em parceria com a Secretaria de Saúde do DF tanto na fiscalização quanto na condução das aulas. Para isso, inicialmente, uma campanha publicitária começará a ser feito de forma mais incisiva no sentido de orientar os pais ou responsáveis a vacinarem seus filhos. No momento, o DF já vacina, conforme determinação do Ministério da Saúde, crianças com idade entre 5 e 11 anos.

“A vacina aumenta a proteção e diminui a chance de agravar os casos”, assegura o médico e Referência Técnica Distrital (RTD) de Terapia Intensiva Pediátrica, Sidney Cunha da Silva.

Veja no site da Secretaria de Saúde onde são os pontos de vacinação.

Conduta escolar

Assim que uma criança ou um jovem estudante for diagnosticado com suspeita ou comprovação de covid-19, a determinação da SEE é para que as autoridades de saúde sejam notificadas em até 24 horas por meio do sistema Monitora Escola. Conforme as determinações da secretaria, os alunos tanto de casos suspeitos quanto comprovados deverão ser afastados das escolas imediatamente.

Em casos de suspeita da doença, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação clínica e permanecer em isolamento até a confirmação ou descarte do diagnóstico. Se confirmado, o aluno precisará manter-se isolado por 10 dias ou até que permaneça sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos, há pelo menos 24 horas, e com remissão dos sintomas respiratórios.

Veja aqui as orientações de biossegurança.

Veja aqui o protocolo de volta às aulas das escolas privadas.

Veja aqui a nota técnica com orientações para creches, escolas e universidades públicas e privadas.

Confira abaixa as medidas para diminuir o risco de contágio:

– Uso obrigatório e permanente de máscara cobrindo nariz e boca
– Distanciamento social
– Evite tocar olhos, nariz e boca
– Faça higienização constante das mãos com água e sabão ou uso de álcool gel 70%
– Mantenha ambientes bem ventilados
– Não compartilhe objetos de uso pessoal
-Além disso, devem ser organizados os horários de entrada/saída de estudantes, intervalo e lanche de forma a evitar aglomerações.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?