- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
quarta-feira, 22 maio, 2024 - 16:42 PM
- PUBLICIDADE -

Expansão do atendimento à Dengue no DF | Inauguração de novas tendas de acolhimento

Estruturas oferecem suporte 24 horas em regiões estratégicas para combater o avanço da doença e reduzir o tempo de espera e letalidade

A nova tenda de acolhimento dos pacientes com dengue começou a funcionar no Guará nesta quinta-feira (11), com atendimento 24 horas. A estrutura é uma das 11 tendas que serão entregues à população ainda neste mês de abril. As próximas unidades com atendimento ininterrupto a serão as do Gama, prevista para começar a funcionar nesta sexta-feira (12) e a do Paranoá, previsa para iniciar atendimento neste sábado (13). As demais tendas funcionarão das 7h às 19h e estarão localizadas nas regiões de Planaltina,Ceilândia, Taguatinga, Varjão, Areal e Vicente Pires.

“Hoje estamos inaugurando este novo serviço para a população do DF. Trata-se de uma estrutura salubre e acolhedora, visando proporcionar um cuidado ainda mais eficaz aos pacientes. Para facilitar a organização da rede, incentivamos os usuários a procurar uma de nossas tendas ao apresentarem sintomas como dor no corpo, febre, mal-estar, dor abdominal e atrás dos olhos”, orientou a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

A inauguração também contou com a presença da vice-governadora, Celina Leão, que reforçou a atuação da população no apoio ao combate à dengue. “Todas as regiões administrativas terão atendimento de dengue no período noturno, diminuindo assim o tempo de espera e o risco de letalidade do vírus. Pedimos também o apoio da população, pois não adianta continuarmos investindo em saúde e mobilizar os recursos públicos se a comunidade não nos ajudar com o descarte regular de lixo e fazer a sua parte, pois sabemos que o foco está nas residências”, alertou

Estrutura

Com capacidade para atender até 300 pacientes diários, o espaço oferece assistência com triagem, consultórios, farmácia, laboratório, sala de hidratação, além de um espaço para o conforto dos funcionários. Cada turno contará, em média, com 20 profissionais, incluindo coordenador, médicos (sendo um pediatra), enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), apoio administrativo, farmacêutico, além de pessoal de limpeza e segurança.

Aberta a toda população do DF, a tenda realizará exames com resultados em até dez minutos. “Se o médico entender que o paciente pode voltar para casa com segurança, ele será liberado com a receita devida ou, em uma situação mais grave, será transferido para uma unidade hospitalar”, explica o diretor médico do projeto das tendas, Glauber Lourenço.

Reforço contra a dengue

Desde o início do ano, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SES-DF, instalou tendas de acolhimento a pacientes com suspeita de dengue em nove administrações regionais: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Com atendimento diário, das 7h às 19h, as instalações possuem polos de hidratação e cuidados, proporcionando suporte contínuo aos usuários. Somando-se às 11 novas tendas que serão instaladas, a capital federal contará, ao todo, com 20 estruturas de assistência a casos da doença.

A auxiliar de departamento pessoal, Bruna Sousa, 25 anos, foi uma das usuárias a buscar atendimento na nova tenda. “Há três dias tenho sentido um pouco de febre, tive vômitos, diarreia e hoje acordei com muita dor no corpo. Então vim pra confirmar se é dengue mesmo e achei a estrutura bem bacana”.

Com febre, dor de cabeça e nas articulações, a técnica em enfermagem, Valdiene de Souza, 43 anos, também aproveitou o momento para receber a assistência. “Vim para fazer o teste e o espaço é bem interessante, com a separação dos consultórios. Acredito que as novas tendas vão ajudar bastante a desafogar os hospitais.”

Veja os locais onde serão instaladas as novas tendas:

Com funcionamento 24h

→ Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 – já funcionando.
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG) – funcionamento previsto para esta sexta-feira (12).
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL) – funcionamento previsto para este sábado (13).

Com funcionamento diário, das 7h às 19h

→ Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP);
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran);
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT);
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal;
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC);
→ Samambaia: estacionamento da UBS 7;
→ Varjão: atrás da UBS 1.

_Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br_
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?