- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
domingo, 19 maio, 2024 - 02:22 AM
- PUBLICIDADE -

Governador Ibaneis inaugura UPA em Vicente Pires

Nova unidade, que está sendo construída com investimentos do GDF e do Iges, terá capacidade para atender até 4,5 mil pessoas por mês; a UPA conta com dois leitos de atendimento crítico emergencial na Sala Vermelha, seis leitos de observação e um leito de isolamento na Sala Amarela, entre outros

Por Cláudio Ulhoa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, nesta manhã (25), a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Vicente Pires. A nova unidade, orçada em R$ 7 milhões e financiada pelo próprio governo local e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), terá capacidade de atender cerca de 4,5 mil pessoas por mês.

Está é a primeira UPA que Vicente Pires recebe. Com uma infraestrutura moderna, a unidade contará com dois leitos de atendimento crítico emergencial na Sala Vermelha, seis leitos de observação e um leito de isolamento na Sala Amarela, dez poltronas de medicação/inalação e reidratação na Sala Verde, três consultórios e uma sala para classificação de riscos distribuídos em 1,2 mil m2.

“Eu fico feliz em dizer, e vai para o meu currículo, que eu com o meu secretariado, com os meus deputados distritais e federais, nós efetivamente construímos uma cidade [Vicente Pires]. E nos alegra ainda mais saber que isso foi construído com as mãos dos moradores e lideranças dessa cidade que se colocaram à disposição em todos os momentos”, disse o governador durante a inauguração.

Também presente na inauguração, o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, destacou a importância do equipamento inaugurado e enfatizou como será seu funcionamento. “Vai ajudar muito no momento em que estamos vivendo, agrega valor e vai aumentar os nossos serviços. Vai aproximar a saúde da população e acima de tudo criar condições para melhorar cada vez mais o que estamos fazendo em termos de assistência”, diz o secretário.

A unidade, que é a primeira de Vicente Pires, terá capacidade para realizar até 4,5 mil atendimentos por mês

Vicente Pires, desde o início da atual gestão, foi uma das principais metas do governo, já que a região era carente de infraestrutura urbana. Conforme observou Ibaneis, a situação da região ainda não foi concluída, mas os primeiros passos já foram dados. “E nós vamos continuar trabalhando ao longo deste ano para entregar essa cidade toda pronta, sem deixar faltar nada. Hoje já melhorou muito, mas queremos entrega-la toda pronta”, garante o governador.

Outro que ressalta a importância da obra é o próprio administrador de Vicente Pires, Daniel Castro, que agradeceu pela iniciativa e fez questão de ressaltar que os 72 mil habitantes da cidade pela primeira vez terão atendimento sem sair da região. “Vicente Pires é uma cidade que convive com o [Assentamento] 26 de setembro e necessita mais do que outras de um atendimento especializado na área de saúde”, lembrou.

A UPA de Vicente Pires vai funcionar 24 horas, e atenderá casos de urgência e emergência de clínica médica, com prestação de socorro, prescrição de medicamentos, exames e análise sobre a situação do paciente – como a necessidade de encaminhamento a um hospital.

Todo atendimento na unidade será feito por um corpo de 146 profissionais de saúde, entre médicos – quatro por dia –, enfermeiros, técnicos e outros colaboradores, contratados por processo seletivo.

A próximo UPA a ser inaugurada, segundo o GDF, será em Brazlândia.

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?