Cardápio pode refletir positivamente nos estudos
Com a volta às aulas, começa a correria dos pais para preparar a lancheira dos filhos e levá-los para a escola antes do expediente do trabalho. São muitas opções de lanches, mas o importante é ficar de olho para fornecer uma alimentação saudável.
A dica é da nutricionista da Gerência de Nutrição da Secretaria de Saúde, Carolina Gama. Ela explica que o cardápio pode contribuir positivamente nos estudos. “A alimentação influencia na concentração em sala de aula, disposição para executar as atividades e facilita a aprendizagem”, enumerou.
GOSTOSURAS – Para uma dieta adequada, a composição da lancheira deve incluir frutas secas ou in natura, sucos de frutas naturais com pouca ou sem açúcar, oleaginosas (como castanhas, nozes, amêndoas), bem como alimentos que tenham como fonte energética os carboidratos integrais e as proteínas.
“Além de saber como compor o lanche, é necessário realizar o acondicionamento em lancheiras térmicas. As bebidas devem ser armazenadas em garrafas térmicas, preferencialmente de aço inox”, esclareceu. O aço inox não oferece risco de intoxicação por compostos químicos, como acontece com plástico ou alumínio.
O QUE EVITAR – A alimentação inadequada é responsável pelo sobrepeso e obesidade precoce, diabetes, hipertensão, dislipidemia, déficit de crescimento e pode interferir na aprendizagem.
“Por isso, as crianças devem evitar lanches ricos em açúcar e gorduras ruins, tais como: refrigerantes, salgados fritos, salgadinhos de pacote, embutidos (salsicha e presunto), cereais açucarados, barras de cereais açucaradas, sucos industrializados de pó ou de caixinha, bolos e biscoitos recheados, bolinhos industrializados, pizza e hambúrguer”, citou.
A nutricionista reforça, ainda, que o ideal é levar o lanche de casa, ao invés de comprá-lo na cantina da escola, porque é possível manter opções mais saudáveis. Mas quando não é possível, os alunos também precisam seguir algumas dicas.
“Quando o estudante e a família não conseguem se organizar para levar o lanche, devem priorizar por comprar sucos de frutas naturais com pouca ou sem açúcar, frutas in natura, iogurte natural, bolo simples, sanduíche natural ou salgados assados”, concluiu.
Ailane Silva, da Agência Saúde