Ibaneis participa da cerimônia de boas-vindas aos 1,8 mil novos integrantes do programa Jovem Candango

0
12
Trabalho, remuneração e carteira assinada para 1,8 mil jovens

A iniciativa tem o objetivo de abrir portas no mercado de trabalho, estimulando a continuidade dos estudos com suporte financeiro

Por Cláudio Ulhoa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) participou, nesta manhã (14/9), da cerimônia de abertura da nova turma do programa Jovem Candango. Para esta nova etapa foi selecionados 1,8 mil novos integrantes para receberem formação técnico-profissional.

O programa, coordenado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e pelo Centro Espírita Fraternidade Jerônimo Candinho (OSJC), entidades selecionadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) através de chamamento público, tem o objetivo de abrir portas no mercado de trabalho, estimulando a continuidade dos estudos com suporte financeiro.

“Oportunidades são muito importantes. Antigamente, estágios eram muito poucos e conseguir uma oportunidade de emprego era muito difícil. Só quem passa por isso sabe a importância de dar o primeiro emprego a uma pessoa”, disse Ibaneis ao fazer uso da palavra durante a cerimônia.

Uma dos intuitos do programa é a realização de atividades voltadas ao desenvolvimento físico, moral e psicológico dos participantes. Nos cursos, os alunos poderão ter contato com diversos conceitos da administração pública, bem como a promoção da convivência e o fortalecimento de vínculos, incentivando inclusive a prática de esportes.

“Estou feliz por vocês e por poder dar essa oportunidade, orgulhando seus pais e seus parentes, e tendo uma carteira com uma assinatura. Espero que vocês saibam aproveitar essa oportunidade para que possam vencer na vida”, ressaltou o governador.

Cada participante do programa recebe uma ajuda de custo de R$ 516,66 e, por terem carteira de trabalho assinada, também têm direito a férias e 13º salário, além de outros benefícios, como vale-alimentação de R$ 220, vale-transporte e seguro de vida, além de uniforme e crachá.

Veja como foram distribuídas as vagas para este semestre:

  • 20% das vagas destinadas a jovens egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa;
  • 10% das vagas destinadas a jovens em situação de acolhimento institucional;
  • 5% das vagas destinadas a jovens PCD;
  • 5% das vagas destinadas a jovens atendidos pelo Programa Bombeiro Mirim do DF;
  • 5% das vagas destinadas a jovens residentes em área rural do DF no mínimo há 5 (cinco) anos.
  • 55% ou mais das vagas remanescentes serão destinadas a jovens que atendam aos critérios de seleção exigidos pelos parâmetros estabelecidos.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui