- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
domingo, 19 maio, 2024 - 04:04 AM
- PUBLICIDADE -

Pronto para ser concretado | Túnel de Taguatinga terá novo separador para reter resíduos em águas pluviais

Dispositivo evitará a contaminação do meio ambiente e preservará o Córrego do Cortado

Por Cláudio Ulhoa

O sistema de drenagem do Túnel de Taguatinga será reforçado com a construção de um separador de água e resíduos. O dispositivo, que já teve a armação concluída, é composto por uma caixa de contenção equipada com barreiras superiores que retêm resíduos como óleo, graxa e outros detritos presentes na água coletada pelas chuvas. O objetivo é evitar que esses efluentes sejam lançados no Córrego do Cortado, destino final do volume captado pela rede de drenagem.

De acordo com o engenheiro florestal Nelson Amaral, a chuva que é captada pela rede de escoamento do Túnel de Taguatinga carrega consigo parte do óleo liberado pelos veículos e outros resíduos, como graxa e detritos de pneus que caem nas faixas de rolamento. Por isso, é fundamental a construção de um sistema de separação para impedir que esses efluentes poluam o meio ambiente.

Além do separador, o sistema de escoamento do Túnel de Taguatinga também terá uma bacia de retenção, que será construída a 500 metros do complexo viário, em um terreno próximo ao Córrego do Cortado. A lagoa terá capacidade para armazenar 4.600 m³ de água, com profundidade de 2,5 metros. A iniciativa visa contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população local.

A construção do separador é feita com vergalhões de aço e a área a ser preenchida com concreto tem aproximadamente 235 m² e 42 m³ de volume. O dispositivo será instalado na área debaixo do viaduto do BRT, próximo à Avenida Elmo Serejo. É importante ressaltar que postos de gasolina e oficinas mecânicas também possuem caixas de contenção para reter resíduos e evitar a contaminação do meio ambiente.

Com a implantação do separador e da bacia de retenção, o sistema de escoamento do Túnel de Taguatinga estará mais preparado para enfrentar as chuvas e reduzir os impactos ambientais causados pelos efluentes das águas pluviais. A iniciativa é mais um passo para garantir um ambiente mais saudável e sustentável para a população da região.

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?